IX ENAT - Abertura do IX Encontro Nacional de Administradores Tributários
A cerimônia ocorreu na segunda-feira 7 de outubro, em Fortaleza, e foi marcada pelo tema "Integração e Compartilhamento de Informações entre os Fiscos".
O secretário adjunto da Receita Federal, Luiz Fernando Teixeira Nunes, manifestou que "compartilhar é um tema permanente do Enat, que não pode ser um simples evento anual, protocolar". Enfatizou que a construção da pauta do evento foi objeto de ampla e antecipada discussão entre as administrações tributárias das três esferas de governo. "A integração dos fiscos deve ser uma alavanca para a melhoria do ambiente de negócios no país", avaliou, ao citar que a simplificação e a redução da burocracia, em que pese os avanços alcançados, ainda é tema recorrente de preocupação dos agentes econômicos ouvidos pela Receita Federal.
Jurandir Gurgel Gondim, secretário de finanças do Município de Fortaleza, afirmou que o verdadeiro objetivo do ENAT está no compartilhamento de boas práticas e informação. Segundo ele, o gestor público deve constantemente criar espaços de integração, aprendizado e compartilhamento de informações. “Tais eventos de integração permitem a criação de novos processos e o oferecimento de novos serviços públicos”, completou.
Na avaliação do secretário de fazenda do Ceará, João Marcos Maia, a missão da administração tributária é oferecer à sociedade a capacidade de competir em nível global, ao mesmo tempo em que garante a qualidade de vida a seu povo. “O desafio dos gestores tributários é elevar o nível de desenvolvimento do país, o que passa pelo equilíbrio fiscal sustentável, e depende também que o gestor público saia do seu “mundinho” e passe a compartilhar informações e experiências”, concluiu.
Fonte: Receita Federal (9/10/2013)