X Enat traz Feira de Oportunidades com boas práticas das administrações tributárias
Cães de faro e iniciativas éticas na economia são destaque.
Grace e Bart, os cães de faro da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp08) da Receita Federal, foram a grande atração da Feira de Oportunidades promovida durante o X Encontro Nacional de Administradores Tributários. A demonstração de uma busca de entorpecentes feita com o uso de cães de faro lotou a feira de visitantes, que aplaudiram as ações caninas.
Na apresentação ao público, os analistas-tributários Renata Deuse e Ivan Shindy dispuseram malas de viagem em fileira e cada cão se apresentou individualmente, ambos tendo a tarefa de encontrar entorpecentes escondidos nas bagagens. Os condutores explicaram que existem dois tipos de treinamento: o passivo, em que o cão usa apenas o faro; e o ativo, quando o cão utiliza também as patas para vasculhar objetos.
Durante os quatro dias de evento, boas práticas das administrações tributárias, como o uso de cães de faro, serão expostas para todos aqueles que participarem do X Enat.
A feira foi dividida em dois locais. O Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef), o Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe/SP), a Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) e o Serviço de Gestão de Mercadorias Apreendidas (Semap) ficam no primeiro andar do edifício-sede do Ministério da Fazenda em São Paulo.
No espaço do 1º andar, o público do evento pode conhecer o jogo de tabuleiro "Caminhando com a Cidadania" e também acompanhar, por meio de vídeos e folders, como funciona o trabalho da Direp e do Semap.
Já no quarto andar do prédio ficam os estandes da Associação dos Agentes Fiscais de Renda do Estado de São Paulo (Afresp), da Associação dos Auditores-Fiscais Tributários do Município de São Paulo (Aafi), da Nota Fiscal Paulistana, da Nota Fiscal Paulista e Sistema Autenticador e Transmissor (SAT), do Sindicato dos Auditores-Fiscais Tributários do Município de São Paulo (Sindaf/SP), do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco), do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e o Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Sinafresp).
Quem passar pelo 4º andar vai conhecer o NAF, que é uma iniciativa da Receita Federal juntamente com as universidades. Neste projeto, os alunos de Ciências Contábeis e Comércio Exterior explicam e dão orientação aos cidadãos de baixa renda. Também nesse espaço se encontra o estande do Sinafresp, que reforça a importância do sindicato, que representa os agentes fiscais de renda. A entidade já tem 26 anos e conta mais de 6 mil afiliados. Para o X Enat, trouxe algumas publicações do próprio sindicato para apresentar ao público.
Nos estandes da Nota Fiscal Paulista, do SAT e da Nota Fiscal Paulistana os expositores vieram explicar as regras e como funciona a nota fiscal. Há também uma explicação mais detalhada de como funciona o SAT-CF-e (Sistema Autentificador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) e a NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica).
O Instituto Etco e a Afresp vieram falar sobre os objetivos e iniciativas que cada uma dessas entidades apoia. O Etco, por exemplo, propõe o estímulo e o comportamento ético na economia. Já a Associação tem a finalidade de proporcionar qualidade de vida aos associados e incetiva projetos de solidariedade, como o Fundafresp, o Fundo de Assistência Social da Afresp.
Ao todo, mais de 10 estandes foram dispostos para que os administradores tributários pudessem apreciar os serviços e as boas práticas que cada entidade realiza e representa.
Fonte: Receita Federal (Informe-se - 22/10/2015)