Sobre São Paulo
São Paulo, capital do estado de São Paulo, é a maior cidade e o principal centro comercial da América Latina, sendo considerada uma das mais populosas do mundo.
A metrópole foi fundada, em 25 de janeiro de 1554, por padres jesuítas. Ao longo dos anos, São Paulo foi se tornando referência política, econômica e cultural.
Desde o período colonial, São Paulo já era polo econômico. Naquela época, por conta da cana-de-açúcar e da construção de estradas, que permitiam acesso a lugares longínquos. No período imperial, surgiram as indústrias, que fizeram a cidade alavancar. Já na República Velha, São Paulo foi grande produtora de café. Por conta desses fatores, a cidade recebeu e ainda recebe muitos imigrantes e migrantes, que buscam na metrópole uma oportunidade melhor de trabalho.
O Produto Interno Bruto (PIB) do município é o maior do Brasil e o 10º maior do mundo, perdendo apenas para cidades como Tóquio, Nova York, Londres e Paris. Um dos motivos do fortalecimento da economia na cidade é ela ser sede de mais da metade das multinacionais instaladas no Brasil. São Paulo também conta com uma das maiores bolsas de valores do mundo em valor de mercado e líder na América Latina, a BM&FBovespa.
Além dos dados econômicos, São Paulo também se destaca por ser uma das 44 cidades brasileiras com IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) acima de 0,8 (muito alto desenvolvimento humano).