Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Área Nacional Eventos X ENAT - Encontro Nacional de Administradores Tributários Notícias Destaques Apresentação de teatro, feira e banda de rock animam primeiro dia do X Enat
Contador acessos

Data: 21/10/2015 | 15:30 Atualizado em: 21/10/2015 | 15:33

Apresentação de teatro, feira e banda de rock animam primeiro dia do X Enat

Comédia musical "Por Dentro da Bagagem", Feira de Oportunidades e banda Ordenadores do Rock levaram ao encontro atividades culturais e informativas

Apresentação de teatro, feira e banda de rock animam primeiro dia do X Enat

Comédia musical "Por Dentro da Bagagem"

No dia de abertura do X Enat, 20 de outubro, o público do evento pôde conferir a peça teatral Por Dentro da Bagagem - idealizada e encenada por servidores da Receita Federal; uma Feira de Oportunidades, que expõe boas práticas das administrações tributárias e de entidades participantes do encontro; e um coquetel e apresentação da banda Ordenadores do Rock, que tem entre seus membros servidores da Receita.

Por Dentro da Bagagem
Escrita e musicada pelo auditor-fiscal da Receita Federal Celso Viáfora, o espetáculo, com bom humor, apresenta o cotidiano de um aeroporto internacional e informa sobre as regras de bagagem e o papel da aduana nos interesses da sociedade.

Com o intuito de promover a educação fiscal e a orientação tributária e aduaneira pela Receita Federal, o texto da peça foi elaborado a partir de histórias reais vividas na ala de desembarque internacional de passageiros da Alfândega do Aeroporto de Guarulhos e de outras situações fictícias. Assim, aparecem no enredo cenas de descaracterização de bagagem (quando o intuito é para fins comerciais), bebidas alcoólicas acima da cota, produtos escondidos embaixo de um casaco, entre outras.

Além de Celso Viáfora, responsável pelo roteiro e pela trilha sonora do espetáculo, que contém cinco músicas compostas por ele, os atores também são servidores da Receita Federal, bem como a equipe técnica. Além da carreira pública, Viáfora é músico, poeta e escritor. Consagrado no Brasil e no mundo, foi ganhador do prêmio Grammy na categoria compositor, em 2006, e já trabalhou com grandes nomes como Ivan Lins, Francis Hime, Vicente Barreto, Ney Matogrosso, Simone, Nana Caymmi e MPB-4.

Feira de Oportunidades
FeiraA Feira de Oportunidades do X Enat é um espaço em que as boas práticas das administrações tributárias e de outros órgãos e entidades parceiras são demonstradas aos participantes, durante todo o evento.

A Feira é dividida em dois ambientes: no térreo do edifício-sede do Ministério da Fazenda, mais especificamente no Espaço Cidadão, estão expostas diversas iniciativas da Receita Federal. Já no 4º andar, conhecido como Espaço Conexão, o público do encontro pode conferir estandes dos demais organizadores e de entidades participantes.

Banda Ordenadores do Rock
Ao final do dia, em um coquetel, os administradores tributários apreciaram a banda Ordenadores do Rock, que é formada pelos auditores-fiscais da Receita Federal Mauro Panella e Marco Antônio Adade, que trabalham no Gabinete da Superintendência da 8ª Região Fiscal, pelo também auditor-fiscal Fábio Maccacchero, da Divisão de Acompanhamento dos Maiores Contribuintes (Dimac), e pelo analista-tributário Gilberto Ferreira Santos, da Delegacia de Administração Tributária (Derat), além de músicos convidados.

Banda Ordenadores do RockA Ordenadores do Rock surgiu em 2012, quando Adade incentivou Panella a voltar a tocar. Não demorou muito para eles encontrarem mais dois colegas de trabalho para se juntarem ao grupo. Todos os integrantes da banda já tinham um passado musical e haviam participado de outras bandas na juventude. A primeira apresentação ocorreu na confraternização de Natal de 2012 da Superintendência da Receita Federal da 8ª Região Fiscal.

O repertório incluiu três músicas de autoria de Mauro Panella e blues e rock dos anos 1960, 1970 e 1980. No evento de terça, não faltaram covers de clássicos como The Beatles, The Doors e Deep Purple. Uma curiosidade é que, quando a banda realiza apresentações fora da Receita Federal, utiliza o nome “Ball & Edges”.

Ações do documento