Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Área Nacional Eventos X ENAT - Encontro Nacional de Administradores Tributários Notícias Destaques Fim de guerra fiscal e simplificação tributária são discutidos no X Enat
Contador acessos

Data: 23/10/2015 | 11:00 Atualizado em: 23/10/2015 | 16:07

Fim de guerra fiscal e simplificação tributária são discutidos no X Enat

Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial apresenta seus projetos e realizações

Fim de guerra fiscal e simplificação tributária são discutidos no X Enat

Palestra Instituto Etco

No dia 22 de outubro, terceiro dia do X Encontro Nacional de Administradores Tributários, o presidente executivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco), Evandro Guimarães, ministrou uma palestra que envolveu os temas prioritários da instituição e os projetos dos quais ela participa. Entre esses projetos está a mobilização para o fim da guerra fiscal e o combate ao devedor contumaz de tributos.

O presidente executivo apresentou a empresa e informou que o Etco é uma organização de interesse público que visa promover ações que melhorem o ambiente de negócios. Ao longo da palestra, Evandro Guimarães expôs que o instituto tem como objetivo melhorar o ambiente de trabalho e torná-lo mais concorrencial, realizar um movimento anticorrupção, combater o contrabando, a pirataria e a falsificação, reduzir a economia informal e simplificar a tributação.

Segundo Evandro, os associados do Etco são grandes pagadores de impostos (associações como Coca-Cola, Ambev e Souza Cruz). Ainda de acordo com ele, os associados trabalham para que as empresas tenham alguma tranquilidade jurídica, ou seja, segurança jurídica em relação à livre concorrência. “Nós trabalhamos em um assunto difícil, mas que precisa ser resolvido”, avaliou Evandro.

O representante do Etco também falou sobre o devedor contumaz de tributos. A instituição acredita que o Poder Público precisa utilizar ferramentas legais para combater este devedor para que ele não traga prejuízos aos cofres públicos. O Etco também acredita que, para isso, a união entre o Executivo, o Legislativo , o Judiciário e a sociedade é fundamental.

Durante os quatro dias do X Enat, o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco) participou de Feira de Oportunidades com um estande no 4º andar do edifício-sede do Ministério da Fazenda em São Paulo. Os expositores que ficaram no estande explicavam sobre a instituição para o público do evento e disponibilizaram folders e publicações relacionados aos temas que o Etco aborda.

Ações do documento