Data: 23/10/2015 | 11:50 Atualizado em: 23/10/2015 | 12:11
Técnicas de seleção, fiscalização e avaliação são debatidas no X Enat
Ferramentas de extração de dados e evolução da área foram destacadas
Nesta quinta-feira, o tema de um dos painéis do X Encontro Nacional de Administradores Tributários (Enat) foi técnicas de seleção, fiscalização e avaliação. O primeiro palestrante foi Alexandre Arthur do Valle Maranhão, auditor-fiscal tributário municipal de São Paulo. Alexandre explicou como é a estrutura da Secretaria de Finanças da cidade e o processo de seleção de contribuintes no fisco municipal.
Quem falou em seguida foi Pedro Augusto Frantz, auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil. Frantz demonstrou a evolução da seleção e fiscalização dentro da Receita Federal nos últimos anos, tanto em termos estruturais, quanto em termos econômicos.
O próximo a discursar foi Vitor Manuel dos Santos Alves Júnior, agente-fiscal de rendas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Vitor demonstrou algumas técnicas de seleção de contribuintes utilizadas pelo fisco estadual, ferramentas de extração de dados e listou os benefícios do aperfeiçoamento de técnicas de seleção para os fiscos.
No final, os três palestrantes participaram de um debate, respondendo as dúvidas dos participantes. O debate foi mediado pelo auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil Maurício Ferrari.